Os eleitores de Roraima comparecem às urnas neste domingo (21) para definir o novo chefe do Executivo estadual. O pleito, que ocorre em caráter suplementar, visa preencher o cargo de governador para um mandato tampão que se estende até janeiro de 2027. Ao todo, mais de 384 mil cidadãos estão aptos a votar em 350 locais distribuídos pelo estado, com o processo eleitoral encerrando-se às 17h00, no horário local.
Contexto da eleição suplementar em Roraima
A necessidade de uma nova votação surgiu após a cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 30 de abril. O político havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium. A decisão da corte superior fundamentou-se em condenações por abuso de poder político e econômico durante o pleito de 2022, envolvendo irregularidades como o uso indevido de verbas e a distribuição de cestas básicas.
Cenário político e candidaturas sob judice
A disputa atual conta com três nomes principais: Arthur Henrique (PL), Soldado Sampaio (Republicanos) e Nelita Frank (PT). A candidatura de Arthur Henrique, ex-prefeito de Boa Vista, enfrenta desafios jurídicos, estando registrada como “sob judice”. O impasse decorre de uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que invalidou uma norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sobre prazos de desincompatibilização.
O ministro do STF determinou que os prazos previstos na Lei das Inelegibilidades devem ser rigorosamente cumpridos, rejeitando a flexibilização proposta localmente. Esse cenário também impactou a chapa do PT, que precisou substituir a candidata original, Antônia Pedrosa, por Nelita Frank. Devido ao cronograma técnico, a urna eletrônica mantém o nome e a foto de Pedrosa, apesar da alteração na composição da chapa, conforme informações do TSE.
Eleições municipais complementares no país
Além do cenário estadual em Roraima, o Brasil registra hoje eleições complementares em cinco municípios. Os eleitores de Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG) votam para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. Estes pleitos foram convocados após a perda de mandatos dos gestores que haviam sido eleitos em 2024, garantindo a continuidade administrativa até janeiro de 2029.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


