O cenário político na Câmara Municipal de Cuiabá vive momentos de intensa movimentação. O vereador Marcus Brito Júnior (PV) anunciou recentemente a conquista de dois novos apoios para o projeto de resolução que visa alterar o Regimento Interno da Casa. A proposta tem como objetivo central permitir a reeleição sucessiva da atual presidente, Paula Calil (PL), dentro da mesma legislatura.
política: cenário e impactos
Avanço na contagem de votos para a mudança regimental
Com a adesão dos vereadores Dídimo Vovô (PSB) e Jeferson Siqueira (PSD), o grupo favorável à alteração regimental alcançou a marca de 16 votos. O autor da proposta, Marcus Brito Júnior, destacou que foi designado para liderar as articulações e buscar o convencimento de parlamentares que não compõem necessariamente o bloco de sustentação da presidente.
A estratégia adotada pelo vereador busca separar a discussão sobre a regra interna da disputa eleitoral propriamente dita. Segundo o parlamentar, os novos aliados foram enfáticos ao declarar que o suporte se limita à alteração do regimento, mantendo seus compromissos políticos com outras chapas para a futura eleição da Mesa Diretora.
Justificativa jurídica e o debate sobre a autonomia legislativa
O projeto, protocolado no dia 23 de junho de 2026, propõe a modificação do parágrafo 2º do artigo 23 do Regimento Interno. Atualmente, a legislação local veda a recondução sucessiva ao mesmo cargo no decorrer do mandato parlamentar. A nova redação pretende instituir a permissão para que membros da Mesa Diretora possam concorrer à reeleição.
Para fundamentar a proposta, a defesa da mudança cita a autonomia administrativa da Câmara Municipal. Além disso, o autor do projeto baseia-se em entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em contextos anteriores, admitiram a possibilidade de uma única reeleição consecutiva para cargos de direção em casas legislativas, buscando alinhar a norma local à jurisprudência da Corte.
Estratégias e planos alternativos do grupo político
O fortalecimento da candidatura de Paula Calil ganhou tração após um encontro estratégico realizado em sua residência, que resultou na adesão de Dilemário Alencar (União) e Baixinha Giraldelli (Solidariedade). Esse movimento elevou o grupo de 12 para 14 integrantes, antes da recente ampliação para 16 votos.
Apesar do otimismo, o grupo já trabalha com um plano de contingência caso não atinja o quórum necessário de 18 votos até o dia 15 de julho. O acordo prevê a migração do bloco para a candidatura de Dilemário Alencar à presidência da Câmara. Paralelamente, as lideranças discutem a possibilidade de alterar a data da eleição da Mesa Diretora, que está programada para ocorrer em agosto.
Fonte: olhardireto.com.br


